Padroeira Santa Catarina de Alexandria

sta catarina

O Dia de Santa Catarina é celebrado em 25 de novembro.

Catarina foi uma mártir e santa cristã nascida em 287 na Alexandria, no Egito. Graças a uma visão, Catarina converteu-se ao cristianismo aos 18 anos e tentou travar a perseguição aos cristãos ordenada pelo imperador romano Maximiano.

Catarina conseguiu converter a esposa de Maximiano e os pagãos enviados pelo imperador para a contestar. A sua contestação ao imperador valeu-lhe a morte no mesmo ano (em 305, no dia 15 de novembro). Maximiano mandou prender Catarina e ordenou aos 50 maiores sábios do mundo que envergonhassem a crença em Deus de Catarina, sob pena de morte ou de recompensa de riqueza, consoante o resultado destes. Catarina conseguiu argumentar com os maiores sábios mundiais e ainda os converter, assim como os guardas da prisão, ficando para a história como uma grande intelectual do século IV.

Segundo a lenda, o imperador mandou torturar Catarina na roda, mas ao fazer o sinal da cruz este instrumento de tortura quebrou-se. O imperador ordenou a sua decapitação fora da cidade, mas outro milagre aconteceu: em vez de sangue escorreu leite do pescoço de Catarina e o seu corpo foi transportado por anjos para o topo do monte Sinai.

Santa Catarina é a padroeira dos estudantes, dos filósofos, dos moleiros, dos ceramistas, dos fiadores dos jovens, das mães que amamentam, dos bibliotecários, entre outros.

Viva a Padroeira do Estado de Santa Catarina!

(Fonte:https://www.calendarr.com/portugal/dia-de-santa-catarina/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *