São Tomé Apóstolo

Sao_Tome

Entre os apóstolos Tomé chama muita atenção pois era um traço marcante da sua personalidade a dúvida e a incredulidade. Estes traços eram tão marcantes que até hoje São Tomé está associado à descrença sobre algo ou sobre alguém, ele está sempre associado a aquelas pessoas que assim como ele precisam “ver para crer”.

Para ilustrar quem foi São Tomé, tem uma passagem muito interessante na Bíblia, ao final da Santa Ceia quando Jesus diz que irá partir Tomé lhe diz “Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?”, e Jesus lhe respondeu “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. ”

Todas as dúvidas e incertezas de São Tomé estão muito relacionadas também à falta de fé, tanto que Jesus também menciona isso pautado no conceito de que “A fé cristã é crer naquele que não temos visto – andando pela fé, e não pela vista. ”

Outro fato relevante para entender quem foi São Tomé, é que após a morte e ressurreição de Jesus Cristo, ao que tudo indica São Tomé foi evangelizar e fazer pregações para os povos da Índia e do Oriente, onde morreu martirizado.

 

Além dos relatos bíblicos, pouca coisa se sabe sobre o restante da vida de Tomé. Existem muitas especulações a seu respeito baseadas em lendas e antigas tradições cristãs. Uma dessas tradições conta que Tomé pregou o Evangelho15 na Índia e Síria.

Também não é possível afirmar qualquer coisa realmente confiável sobre como se deu sua morte. Algumas tradições atribuem a ele a autoria do apócrifo Evangelho de Tomé, mas na verdade seu conteúdo carregado de influências gnósticas em nada lembra o verdadeiro apóstolo que andou com o Senhor Jesus.

Apesar de alguns críticos recuarem a data da composição desse livro até o primeiro século, provavelmente essa obra foi escrita somente no século 2 d.C. na região da Síria, justamente onde existem fortes tradições sobre o apóstolo Tomé. Isso significa que algum autor gnóstico se aproveitou do nome de Tomé como pseudônimo para sua obra, possivelmente para facilitar a divulgação de suas ideias.

Finalmente, podemos dizer que tudo o que realmente era importante que soubéssemos sobre quem foi Tomé está registrado na Bíblia, e certamente já é o suficiente para conhecermos um pouco mais sobre o popularmente conhecido “incrédulo Tomé”, que nos Evangelhos aparece como alguém que tinha seus defeitos, mas que também tinha uma profunda devoção ao Senhor Jesus.

 

(Fonte: https://www.astrocentro.com.br/blog/espiritual/quem-foi-sao-tome/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *