No dia 13 de maio, é celebrado o dia de Nossa Senhora de Fátima, umas das invocações atribuídas à Virgem Maria mais conhecida no mundo. Mas você conhece sua história?
Suas aparições na cidade de Fátima, em Portugal, trouxeram conforto à população mundial através de mensagens divinas de paz e esperança, em um momento muito conturbado. Porém, não se pode ignorar que a manifestação de Nossa Senhora de Fátima é cercada de mistérios, segredos e simbolismos.
Para conhecer cada detalhe desta história, explicamos aqui suas aparições e o contexto em que elas estavam inseridas. Além disso, você confere os significados dos símbolos da imagem de Nossa Senhora de Fátima e aprende uma oração para rezar à santa em momentos de desamparo.
Apesar da sua primeira aparição datar do dia 13 de maio de 1917, a história de Nossa Senhora de Fátima começa oito dias antes. Pois, no dia 5, o Papa Bento XV convoca todos os católicos para rezarem a Nossa Senhora pedindo paz em meio a Primeira Guerra Mundial.
Foi então que, como resposta, a Santa apareceu no pequeno vilarejo de Fátima, em Portugal, para três crianças que brincavam em um campo. Francisco, Jacinta e Lúcia (conhecidos como “os 3 pastorinhos”, pois cuidavam de um rebanho de cordeiros), como de costume, pararam de brincar para rezar o terço.
Neste momento, eles avistaram um clarão relampejar como se fosse chover. Porém, um segundo clarão em cima de uma árvore azinheira iluminou a imagem de Nossa Senhora de Fátima – “uma senhora mais brilhante que o sol”, como relataram as crianças.
Para acalmá-los, a Santa os avisou para não terem medo, pela ela vinha do Céu com uma mensagem muito importante. Por isso, ela pediu que eles viessem no mesmo local, todo dia 13, durante sete meses.
Segurando um rosário em suas mãos, Nossa Senhora de Fátima apareceu como uma jovem de rosto divino e sereno, do qual, irradiavam feixes de luz. Antes de ir embora, ela ainda disse: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra”.
Infelizmente, a população da aldeia de Fátima não acreditou nos três pastorinhos, que sofreram acusações e perseguições. No entanto, durante os setes meses que se seguiram, a Santa fez o prometido e apareceu com sua imagem celestial e sua mensagem de paz na Terra.
Desse modo, na sua segunda manifestação, apenas 50 pessoas estavam a sua espera. Mas com a comprovação da sua aparição, as pessoas começaram a renovar suas crenças à Virgem Maria. Tanto que na última vez que Nossa Senhora de Fátima apareceu, no dia 13 de outubro, havia nada mais, nada menos do que uma multidão de 70 mil pessoas.
Foi nessa última aparição que aconteceu o “milagre do sol”, no qual, o sol surgiu do meio de nuvens negras e começou a girar, como em uma dança. No mesmo dia, os peregrinos conheceram a Santa por sua real invocação: a Senhora do Rosário. A pedido dela, no local em que ela se manifestava, foi construído a Capela e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Você deve estar se perguntando o que aconteceu com os três pastorinhos depois da experiência com a Santa, não é mesmo? Lamentavelmente, Jacinta e Francisco sucumbiram à gripe espanhola que acometeu a Europa, no ano seguinte, em 1918. Já a menina Lúcia seguiu o caminho de fé e entrou para o convento das Irmãs Doroteias.
Simbologia e seus Significados
A Túnica branca de Nossa Senhora de Fátima representa sua pureza e a santidade. Segundo as palavras do Anjo Gabriel, Maria é “Cheia de graça” (Lucas 1, 28). Cheia de graça quer dizer “cheia da graça de Deus, cheia de Deus”. Tanto que, logo em seguida à saudação, o Anjo Gabriel diz: “O Senhor está contigo” (Lc 1, 28). Assim, a túnica branca tem todo esse significado de pureza e santidade.
O manto com bordados dourados que a Virgem Maria veste sobre a cabeça, a túnica e todo o corpo, além de pureza e santidade, representa a Igreja. Branco e amarelo são as cores da bandeira da Igreja Católica. Com isso, compreendemos que Nossa Senhora é Mãe da Igreja. Esse, aliás, é um dos títulos da Virgem Maria.
Em volta da cabeça da Virgem de Fátima tem doze estrelas. Elas representam a Doutrina dos Apóstolos de Cristo, que foram doze. As doze estrelas amarelas representam também a totalidade da Igreja, toda a Igreja, que está na mente (em volta da cabeça) e no coração da Mãe de Deus e dos homens.
Os raios que saem das estrelas e da aura de Nossa senhora representam as graças que podem ser alcançadas através da participação assídua na Igreja e da intercessão de Nossa Senhora. São graças infinitas que estão à disposição de todos aqueles que as procuram com sinceridade.
O terço nas mãos de Maria representa a oração que Nossa Senhora pediu com tanta insistência nas aparições de Fátima. Cada Ave-Maria é uma rosa que oferecemos a ela. Daí o nome de “Rosário” dado aos quatro terços que compõem esta maravilhosa oração. O terço é uma oração simples e acessível a todos. E, ao contrário do que se imagina quando não se conhece, o terço é uma oração “Cristocêntrica”, isto é, o foco da oração está em Jesus Cristo.
Em Fátima, Nossa Senhora apareceu a três crianças: Lucia, 10 anos, Francisco, 9 anos e Jacinta, 7 anos. Os três eram analfabetos e oriundos de famílias pobres. Mas, através deles, Nossa senhora abalou o mundo.
A nuvem representa o céu. Nossa Senhora veio à terra, mas não saiu do céu. Significa que as visões que os pequeninos de Fátima tiveram foram visões celestiais. A nuvem aos pés de Nossa Senhora nos lembra que nosso destino é o céu e que este mundo é passageiro.
A azinheira é a árvore sobre a qual a nuvem e nossa Senhora apareceram. Trata-se de uma árvore da família dos carvalhos, que é muito comum na região de Fátima, em Portugal. A aparição sobre a azinheira nos lembra que a aparição celeste aconteceu sobre um ser vivo, uma árvore. Os enfeites de flores e vegetais sobre os altares devem ser sempre feitos com plantas vivas, pois elas nos lembram a vida que vem do Criador.
Os cordeiros representam o trabalho dos pastorzinhos, mas representa também Jesus Cristo, o “Cordeiro de Deus” que tira o pecado do mundo (Jo 1, 29)Oração a Nossa Senhora de Fátima”Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar a três humildes pastorinhos os tesouros de graça contidos na prática de vosso Rosário, incuti profundamente em nossa alma o apreço em que devemos ter com essa devoção, para Vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da Vossa Redenção que nela se comemora, nos aproveitemos de vossos preciosos frutos e alcancemos a graça, que vos pedimos nesta oração, se for para maior glória de Deus, honra vossa e proveito de nossas almas. Amém. Rainha do Santíssimo Rosário, rogai por nós.”.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Santíssima Virgem,
que nos montes de Fátima
vos dignastes revelar aos três pastorinhos
os tesouros de graças que podemos alcançar,
rezando o santo rosário,
ajudai-nos a apreciar sempre mais
esta santa oração, a fim de que,
meditando os mistérios da nossa redenção,
alcancemos as graças que insistentemente
vos pedimos (pedir a graça).
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos,
livrai-nos do fogo do inferno,
levai as almas todas para o céu
e socorrei principalmente
as que mais precisarem.
(Referências:
https://www.astrocentro.com.br/blog/espiritual/nossa-senhora-de-fatima/;
https://cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-nossa-senhora-fatima/44/103/)