Sagrado Coração de Jesus

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem origem na Bíblia. O coração é uma das maneiras encontradas para falar do infinito amor de Deus pelos homens e este amor tem o ápice com a vinda de Jesus.

Para celebrar este grande amor, os fiéis são convidados a renovar a devoção a Jesus, manifestado concretamente na vivência deste amor na família, na comunidade e no serviço aos mais necessitados. Essa data trata-se de uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da liturgia da Igreja Católica e é comemorada na segunda sexta-feira, após o Corpus Christi.

Cristo. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus, do amor que chega ao ponto alto com a vinda de Jesus.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é feita todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. São nelas que devemos procurar conhecer a nossa razão de ser e a verdadeira razão dos nossos propósitos. Nelas, temos a oportunidade de elevar nossas almas ao Coração de Jesus e pedir para que com a pureza de sentimentos deste coração limpe todos os nossos pecados e nos dê sabedoria para seguir em frente de acordo com os ensinamentos sagrados.

A imagem do Sagrado Coração de Jesus com o Coração fora do peito, ardendo em chamas e cercado de espinhos, não é uma criação artística humana. Essa imagem é parte integrante da revelação feita pelo Cristo a Santa Margarida Alacoque, quando ela estava em adoração diante do Santíssimo Sacramento. Nessa revelação, Cristo apareceu da forma como o vemos nas representações do Sagrado Coração e pediu que Santa Margarida começasse a divulgar essa piedosa e significativa devoção. Quando contemplamos, com os olhos da fé, o Sagrado Coração de Jesus, nós percebemos que “através das feridas do corpo, manifesta-se a recôndita caridade do coração de Cristo, torna-se evidente o grande mistério do amor, mostram-se as entranhas de misericórdia de nosso Deus”.

Celebraremos o Imaculado Coração de Maria um dia depois de celebrar o Sagrado Coração de Jesus. Essas duas celebrações litúrgicas, estando tão próximas uma da outra, nos remetem à união única que existe entre o coração da Mãe e do Filho. Se diz que esses dois corações palpitam no mesmo ritmo, na mesma frequência, amando a Deus e aos irmãos com a máxima sintonia que pode haver entre o coração do Criador e da criatura.

Essa devoção ganhou expressões mundiais depois das aparições de Fátima em 1917. Aos 25 anos dessas aparições, em 1942, o Papa Pio XII consagrou a Igreja e o gênero humano inteiro ao Imaculado Coração de Maria.

As expressões dessa piedade são muito parecidas, guardadas as devidas distâncias entre o Coração de Jesus e o de Maria, como as práticas de piedade ao Sagrado Coração de Jesus.

Quanto mais nos aproximamos da Mãe, mais nos aproximamos do Filho, porque tudo em Maria está referido a Jesus. Tudo nela aponta para Ele, como nas bodas de Caná, quando ela diz aos discípulos: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Maria sempre nos envia até Jesus.

Vemos que o Coração de Maria nos leva ao Coração Sagrado de Jesus. É isso que Ela quer sempre: Nos levar até um encontro mais profundo com Cristo. Em seu Coração Imaculado, arde uma chama de amor por seu Filho, que não se apaga nunca. Essa chama aquece os corações daqueles que se aproximam Dela e faz com que, em cada um de seus filhos, nasça e cresça a chama do amor de Deus.

(Fonte: https://www.redesagradorj.com.br/noticia/sagrado-coracao-de-jesus-conheca-a-historia

https://arqbrasilia.com.br/um-coracao-cheio-de-bondade-e-de-amor/

https://www.a12.com/redacaoa12/liturgia/o-coracao-de-maria-nos-leva-ao-coracao-de-jesus)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *