Os Três Magos vieram do Oriente à procura do recém-nascido menino Jesus a fim de adorá-lo e oferecer-lhe presentes.
Encontrada no livro de Mateus 2:1-12, a narrativa conta que Jesus nasceu em Belém quando Herodes era rei de Israel. Com o nascimento de Cristo, alguns magos do Oriente viram uma estrela, a Estrela de Belém, e foram guiados por ela até o local onde estava o menino Jesus em sua manjedoura.
Durante o percurso, os magos depararam-se com Herodes, que os orientou a encontrar o recém-nascido e, assim, trazer informações mais precisas sobre onde ele estava. Apesar de na narrativa bíblica Herodes afirmar aos magos que queria prestar culto a Jesus, na verdade, o rei estava apavorado e queria matar o menino. Os Magos partiram para Belém e, guiados pela estrela, encontraram Jesus.
No entanto, os reis foram avisados em sonho por um anjo a não retornarem a Herodes e fazerem uma rota diferente na volta para evitar o Rei.
Baltazar, Gaspar e Belchior (que em alguns locais é mais conhecido como Melchior) seguiram viagem acompanhando a estrela, a fim de encontrar Jesus. Eles eram representantes dos pagãos, homens que se ocupavam das ciências (astronomia, medicina e matemática).
“As nações se encaminharão à tua luz, e os reis, ao brilho de tua aurora. Levanta os olhos e olha à tua volta: todos se reúnem para vir a ti; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são transportadas à garupa… para ti afluirão as riquezas do mar, e a ti virão os tesouros das nações. Serás invadida por uma multidão de camelos, pelos dromedários de Madiã e de Efá; virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor” (Is 60,1-6). Desta forma, se cumpria a profecia de Isaías: “Vimos a Sua estrela no Oriente e viemos com presentes adorar o Senhor” (cf. Mt 2,2).
Ao verem a estrela, os reis logo se colocaram a caminho do Senhor, e pela fé não tiveram dúvidas em seguir o trajeto, mesmo em meio ao cansaço da caminhada, bem como quando perdiam a estrela de vista. Isso por conta do coração generoso, sendo exemplo de como devemos buscar Jesus até nos dias atuais, mesmo sem vê-lo, baseados na confiança, sem deixar para depois.
Ao chegarem ao local do nascimento do menino Jesus, naquela manjedoura, ofertaram seus presentes: ouro, incenso e mirra.

(Referências: https://blog.temploartigosreligiosos.com.br/blog/artigos-natal/quem-foram-os-3-reis-magos-136)