Ressurreição de Cristo

Porque buscais entre os mortos aquele que está vivo?” (São Lucas 24:5)

Hoje é o dia em que a Igreja Católica celebra o sentido da Fé, porque festeja o Domingo da Ressurreição de Jesus ou a Páscoa, quando Cristo triunfante sobre a morte abre as portas do céu.

A ressurreição de Jesus é um fato histórico inegável, que atesta a vitória do Amor de Deus sobre o pecado e a morte e doa à nossa esperança de vida um fundamento sólido como a rocha.

“Aconteceu o que era humanamente impensável Jesus de Nazaré […] Deus o ressuscitou, libertando-o das cadeias da morte.”

O primeiro acontecimento da manhã do Domingo de Páscoa foi a descoberta do sepulcro vazio (cf. Mc 16, 1-8). Ele foi a base de toda a ação e pregação dos apóstolos, e foi muito bem registrada por aqueles que presenciaram.

Acompanhada de Sula, Mirian e Madalena, Maria encontra o sepulcro de Jesus aberto e se surpreende. Ao entrar no local, o anjo Gabriel apareceu e lhe disse: “Sei que procuram Jesus, o Nazareno, Aquele que foi crucificado. Ele ressuscitou”. Gabriel deixa informações do Messias às mulheres e pede que avisem aos apóstolos.

As mulheres, cheias de temor e alegria, estão indo às pressas dar a notícia aos discípulos de que o sepulcro estava vazio; e naquele momento Jesus aparece diante delas”. Elas, “se aproximaram, abraçaram seus pés e o adoraram. O tocaram: não era um fantasma, era Jesus, vivo, com a carne, era Ele. Jesus expulsa dos seus corações o medo e as encoraja ainda mais a anunciar aos irmãos o que aconteceu. Todos os Evangelhos ressaltam o papel das mulheres, Maria Madalena e as outras, como as primeiras testemunhas da ressurreição. Os homens, assustados, estavam fechados no cenáculo”.

Pedro e João, advertidos pela Madalena, apenas correm rapidamente e descobrem que o túmulo está aberto e vazio. Mas foram as mulheres as primeiras a encontrar o Ressuscitado e a anunciar que Ele está vivo. ”

São João afirma: “O que vimos, ouvimos e as nossas mãos apalparam, isso atestamos” (1 Jo 1,1-2).

Depois dos ritos do Tríduo Pascal, que nos fizeram reviver o mistério da morte e ressurreição de nosso Senhor, agora com os olhos da fé o contemplamos ressuscitado e vivo. Nós também somos chamados a encontrá-lo pessoalmente e a nos tornar seus anunciadores e testemunhas.

Esta festa celebra a derrota do pecado e da morte pela a ressurreição. Todo o sofrimento temporal adquire sentido com a vida eterna.

É um dia de festa e alegria, Cristo ressuscitou, o túmulo está vazio, a humanidade está salva, agora é hora de abraçar esta salvação testemunhando uma verdadeira vida cristã.

A seguir, leia o Evangelho de São João (20,1-9) deste Domingo da Ressurreição:

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.

3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.

6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.

8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.

9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

“Jesus ressuscitado se manifesta para aqueles que o invocam e o amam, Nele nós também ressuscitamos, passando da morte para a vida, da escravidão do pecado para a liberdade do amor. Deixemo-nos, portanto, ser abrangidos pela mensagem consoladora da Páscoa e ser envolvidos por sua luz gloriosa, que dissipa as trevas do medo e da tristeza”

(Papa Francisco)

(Referências:
https://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-a-pascoa-da-ressurreicao-46040,
https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/ressurreicao-de-jesus-e-um-fato-historico/,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *