São Pedro e São Paulo

Sao_Pedro_e_Sao_Paulo

De acordo com a Bíblia, Pedro foi um dos 12 discípulos de Jesus Cristo. Para a Igreja Católica, após a morte do Salvador, Pedro teria liderado os demais discípulos e criado a igreja. Por esta razão, ele é considerado o primeiro papa para os católicos, tornando-se, inclusive, o que ficou mais tempo no Papado, isto é, 37 anos.

A partir disto, o dia 29 de junho também passou a ser considerado o dia do Papa. Assim, a igreja passou a homenagear o cargo mais importante dentro da hierarquia católica e também Pedro. A data escolhida para celebrar o dia de São Pedro, é a mesma que simboliza a tomada do mastro de São João, marcando o fim das festividades. Como forma de comemoração, alguns católicos costumam preparar uma fogueira triangular.

São Pedro também recebe o título de guardião das portas do céu, permitindo ou não as chuvas. Além disso, é visto como o protetor das viúvas e dos pescadores.

São Paulo é um dos principais escritores do Novo Testamento, parte esta que é fundamental na Bíblia. No império Romano, exerceu uma importante atuação no que se refere à disseminação do Evangelho. O dia 29 de junho também é usado para homenagear o aniversário da morte ou da remoção de objetos santos de um lugar para outro, inclusive de São Paulo. Vale salientar ainda, que a liturgia deste dia é usada para convidar os fieis para serem leais e seguidores de Cristo como os dois apóstolos santificados foram.

(Fonte: https://www.estudopratico.com.br/o-dia-de-sao-pedro-e-sao-paulo/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *