Apresentação da Santíssima Virgem Maria

Apresentacao_de_Nossa_Senhora2

O Dia da Apresentação de Maria comemora-se todos os anos a 21 de novembro.

Esta dia é conhecido como a Apresentação da Virgem Maria (no Ocidente) e como a Entrada da Mais Sagrada Theotokos no Templo (no Oriente).

apresentac3a7c3a3o-da-virgem-maria_21-de-novembroNele se recorda a apresentação da Virgem Nossa Senhora aos 3 anos de idade no templo de Jerusalém pelos seus pais Joaquim e Ana. Esta apresentação é descrita unicamente nos evangelhos apócrifos (Proto-Evangelho de Tiago).

Segundo as escrituras, os pais de Maria teriam deixado a filha que lhes tinha sido prometida pelos anjos no templo em tenra idade para a criança dedicar a sua vida a Deus (Theotokos é a referência à preparação de Maria para ser a mãe de Deus). A criança teria subido 15 degraus sozinha para chegar ao templo e sido alimentada pelos anjos, permanecendo no templo por 12 anos.

O Dia da Apresentação da Nossa Senhora Virgem Maria começou a ser celebrado na Constantinopla, sendo uma festa litúrgica comemorada pela Igreja Católica e pela Igreja Ortodoxa (onde as mulheres chamadas de Maria também festejam o seu nome e onde se batizam as crianças com este nome).

 

(Fonte: https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-apresentacao-de-maria/)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *