Procissão do Senhor dos Passos foi cancelada em Florianópolis

A Procissão do Senhor dos Passos,  seria realizada neste final de semana…
Por motivos já conhecidos, foi suspensa.
Mas queremos continuar a seguir teus passos, Senhor, rumo à Ressurreição.
Queremos caminhar contigo, Senhor, e buscar em Ti, a força para continuarmos incansáveis nessa luta.
Que nos teus passos, Senhor, os profissionais da saúde, voluntários, os que estão na quarentena, sacerdotes  e tantos outros que estão nessa missão, busquem o sustentáculo para continuar a caminhada.
Senhor Bom Jesus dos Passos, sustentai a nossa fé e tende piedade de nós!

A Procissão do Senhor dos Passos, é uma tradição católica que acontece em Florianópolis na terceira semana da Quaresma, 15 dias antes da Páscoa. Com mais de 250 anos, é a mais antiga celebração religiosa do tipo em Florianópolis e é considerada uma das mais tradicionais procissões do país, sendo considerada Patrimônio Imaterial do Brasil, reunindo mais de 60 mil pessoas em suas últimas edições.

Uma imagem de Nosso Senhor dos Passos chegou de barco na então vila de Nossa Senhora do Desterro em 1764, vinda da Bahia. O barco pretendia levar a imagem a Rio Grande, mas não conseguia seguir viagem e sempre era obrigado a voltar a Desterro, o que fez com que o capitão interpretasse que era vontade divina era de que a imagem permanecesse na vila. Ele então entrou em acordo com os moradores locais, recebendo pelo transporte da imagem um valor não documentado. Atualmente a imagem fica na Capela Menino Deus, que fica no Hospital de Caridade de Florianópolis.

Em 1765, foi criada a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, para proteger a recém-chegada imagem e cultuar seu padroeiro. Durante a Semana Santa de 1766, seguindo a tradição açoriana, a Imagem foi levada pela primeira vez em procissão pelas ruas do Desterro. Em 1783, a Irmandade incumbiu duas irmãs com a missão de vestir a imagem do Senhor dos Passos, na véspera da procissão. Esse ritual de preparo deu origem à cerimônia de lavação. Também neste ano a Irmandade recebeu a doação da imagem de Nossa Senhora das Dores.

Nosso Senhor dos Passos é um título de Jesus Cristo, uma invocação ao Filho de Deus relembrando os momentos de sua paixão. É uma devoção especial na Igreja Católica dirigida a Jesus, relembrando o trajeto percorrido por Ele na Via Dolorosa até chegar ao calvário.

A palavra Senhor quer dizer dono, aquele que tem o domínio e o poder sobre tal coisa. A palavra Passos, aqui, vem do latim e quer dizer Paixão, no passivo, no sentido de Sofrimento. Portanto, esta invocação quer dizer: Senhor, dono, dominador do Sofrimento. Ele se entregou livremente ao sofrimento por nossa causa.

Esta devoção está presente na Igreja desde a Idade Média. Ela começou quando os  cruzados visitaram os lugares santos da cidade de Jerusalém onde Jesus passou a caminho do monte Calvário. Quando voltaram à Europa, eles quiseram reviver a experiência espiritual da Via Crucis, sob a forma de Via Sacra, procissões, meditações, construindo capelas especiais dentro das igrejas. A devoção cresceu e, no século XVI foram fixadas as 14 estações da Via Sacra, fazendo memória aos momentos mais marcantes do caminho para o Calvário percorrido por Jesus.

As 14 estações Via Sacra –  Paixão Nosso Senhor Jesus Cristo:

I. Jesus é condenado à morte

II. Jesus carrega a Cruz às costas

III. Jesus cai pela primeira vez

IV. Jesus encontra a sua Mãe

V. Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a Cruz

VI. Verônica limpa o rosto de Jesus

VII. Jesus cai pela segunda vez

VIII. Jesus encontra as mulheres de Jerusalém

IX. Terceira queda de Jesus

X. Jesus é despojado de suas vestes

XI Jesus é pregado na Cruz

XII. Morte de Jesus na Cruz

XIII. Descida do corpo de Jesus da Cruz

XIV. Sepultamento de Jesus

Séculos mais tarde foi introduzida a XV Estação da Via Sacra fazendo memória à Ressurreição de Jesus Cristo. Ela fecha a Via Sacra com chave de ouro e dá sentido ao sofrimento de Jesus. Ele sofreu, sim, para a nossa salvação, mas ressuscitou, venceu a morte, não ficou no sofrimento.

A invocação ao Nosso Senhor dos Passos se tornou muito popular em vários países, especialmente em Portugal e no Brasil. Isso deu origem a uma variada criação de imagens ilustrando Jesus nos seus sofrimentos. Além disso, numerosas paróquias foram fundadas sob o título de Nosso Senhor dos Passos. A atual cidade de Passos, MG, tinha o nome original de Senhor Bom Jesus dos Passos. A Igreja Matriz da cidade é dedicada ao Senhor dos Passos, cuja festa é celebrada com feriado municipal no dia 6 de agosto. Em um grande número de cidades brasileiras, durante a Quaresma e, especialmente na Semana Santa, são realizadas procissões com o Senhor dos Passos relembrando a Paixão de Jesus e o encontro com sua Mãe no caminho do Calvário.

Na imagem, Jesus Cristo é representado carregando a cruz no caminho do Calvário. Trata-se do símbolo maior do Cristianismo: Jesus carregando a Cruz. Pela Cruz veio a salvação da humanidade. Pelo sangue de Jesus derramado na Cruz, nós fomos salvos de nossos pecados. Por isso, trata-se de uma imagem de significado profundo, forte e maravilhoso.

(Referências:
https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-senhor-dos-passos/166/102/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Prociss%C3%A3o_do_Senhor_dos_Passos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *